9 erros de decoração para apartamentos pequenos

Confira 9 erros de decoração para apartamento pequenos que você deve evitar e saber como deixar a decoração do seu apartamento harmoniosa.

É comum vermos casos de pessoas que projetam a decoração e a iluminação da própria casa, tentando deixar tudo com a sua cara e no seu estilo. Mas muitas vezes, o resultado não sai tão harmônico quanto o esperado; falta planejamento, instrução e orientação, pois não é um processo tão simples quanto parece. Confira aqui 9 erros comuns que podem ser facilmente evitados, para finalmente chegar à decoração perfeita.

1 Não planejar. Principalmente em apartamentos pequenos, deve-se antes de tudo fazer um esboço e pensar bem no que colocar em cada lugar; tanto para não comprar itens demais, quanto para não comprar itens de medidas desproporcionais ao cômodo. Foque primeiramente na funcionalidade para escolher as peças e rascunhe como ficará o ambiente antes de ir às compras.

2 Comprar por Impulso. De nada adianta fazer uma listinha do que comprar baseado no próprio ambiente se você chegar na loja e incluir no carrinho tudo aquilo que gosta e acha perfeito para o lugar. Pense antes se a peça combinará com os demais elementos e se ela é mesmo necessária.

3 Usar de cores fortes ou escuras demais. Cores fortes como vermelho, verde, laranja, preto e amarelo, dependendo do tom, tornam-se enjoativas e muitas vezes estragam toda a decoração do lugar. Procure utilizar sempre tons pastéis e, caso queira investir em uma destas cores, saiba moderar e combinar com os outros elementos de decoração.

4 Excesso de quinquilharia. É importante dar ênfase à famosa expressão “Menos é mais” quando se trata de decoração. Cômodos com excesso de objetos ficam com uma aparência desorganizada, além de dificultar a limpeza. Caso queira espalhar peças decorativas, faça uso do mínimo possível.

5 Divisórias desnecessárias. Em apartamentos pequenos, criar divisórias só vai fazê-los parecerem ainda menores e um tanto sufocantes. Quando uma divisória for realmente necessária, utilize portas e correr, que ocupam menos espaço. Caso contrário, o melhor caminho é integrar ambientes, até mesmo para que pareçam maiores e fiquem mais arejados.

6 Prejudicar a circulação. Este é mais um motivo pelo qual devemos planejar antes de mobiliar e decorar um lugar. É imprescindível medir os espaços e os móveis antes de comprá-los, para se certificar de que haverá espaço de sobra para eles, para evitar erros que prejudiquem a circulação no cômodo.

7 Falta de Luz. Muitas pessoas acreditam que instalar uma única fonte de luz central no teto iluminará todo o cômodo. Isto não vai resolver, e sempre serão projetadas sombras no ambiente; o ideal é fazer uso de outros artigos de iluminação, como arandelas nas paredes, abajures nas mesas e prateleiras, luminárias de coluna ao lado do sofá ou da poltrona e pendentes sobre a mesa de jantar.

8 Lâmpada Errada. Para os leigos é difícil fazer a escolha da lâmpada. Qual potência usar? E a temperatura de cor, deverá ser fria ou quente? A iluminação de um ambiente tem o poder de arrasar todo o projeto de decoração, como pode contribuir para engrandecê-lo. Temos um post que explica sobre qual iluminação é ideal para cada ambiente da casa; por que não se deve utilizar cores quentes na cozinha, nem cores frias no quarto e na sala. Saiba qual lâmpada escolher para seu ambiente.

9 Abusar do Forro de Gesso. Os apartamentos atualmente estão sendo construídos com um pé direito cada vez menor. Isto faz parecer que o ambiente é ainda menor, além de dar uma sensação de confinamento. A dica é pintar as paredes e o teto de uma mesma cor clara, o que faz o ambiente parecer maior. Caso queira utilizar o forro de gesso, utilize-o apenas em uma parte do cômodo.

E então, o que achou das dicas? Agora aproveite a melhor delas: luminárias decorativas, banquetas para cozinha, cadeiras para sala de jantar e poltronas para leitura.