Como aplicar o Feng Shui na decoração

O Feng Shui é uma tradição originalmente chinesa que parte do princípio da organização dos móveis e do exterior da casa para balancear a energia e a harmonia da casa, dando suporte para a arquitetura e decoração das casas.

O termo Feng Shui lembra as palavras "vento" e "água" que, de acordo com a cultura chinesa, equivalem à saúde, felicidade, paz e prosperidade. Essa tradição leva em conta a presença de campos magnéticos e enérgicos na disposição dos móveis.

Escolher decorar a casa seguindo os princípios do Feng Shui é permitir-se passar o tempo em um ambiente confortável, agradável e arrumado, para ter momentos mais relaxantes e reunir-se com amigos e familiares. O Feng Shui também pode ser aplicado em seu ambiente de trabalho.

decoração com feng shui no quarto com cores roxas

Separamos aqui algumas dicas de como você pode fazer o Feng Shui na sua casa:

Declutter

Antes de começar a mudar seus móveis de lugar, a primeira regra é se desapegar das coisas supérfluas. Segundo o Feng Shui, o acúmulo de objetos em desuso ou em desordem impede o fluxo de energia positiva no ambiente e pode causar estagnação e ter um impacto negativo no bem-estar da vida doméstica. O ideal seria todos os dias fazer uma limpeza na casa e se livrar das coisas que não tem utilidade, porém isso pode ser feito uma vez na semana, considerando a vida agitada da maior parte da população atualmente. Não acumule coisas, basta o necessário!

decoração feng shui na sala de estar com cores neutras

Cores

A escolha das cores não deve ser aleatória. Se for começar do zero ou resolver pintar a casa, leve em consideração a energia que cada cor transmite e qual é mais adequada para o ambiente. As cores quentes como vermelho, laranja e pink são ideais para sala de estar, pois elas facilitam a conversa entre amigos e família, deixando o ambiente mais alegre. Cores mais frias como verde, azul promovem o relaxamento e são ideais para quartos, tal como o rosa e o vinho que estimulam o romance e a paixão. Já na cozinha, o amarelo é muito recomendado pois estimula o apetite e transmite energia desde o café da manhã.

decoração feng shui na sala de estar com cor vermelha
decoração feng shui no quarto com cor azul
decoração feng shui na cozinha com cor amarela

Sofá e Cama

Após os passos anteriores, a disposição dos principais móveis do ambiente deve ser determinada. Na sala, o sofá nunca deve ser posicionado de costas para a porta de entrada e deve estar encostado próximo à parede, para transmitir acolhimento e hospitalidade à quem chega e dar uma sensação de proteção para quem vai sentar. A cama, para dar sensação de relaxamento e tranquilidade, deve ser posicionada de forma que não esteja diretamente em frente à porta, esta deve estar longe do olhar quando se tenta pegar no sono.

decoração feng shui sala de estar com cores neutras
decoração feng shui no quarto do casal com cores neutras

Espelhos

Os espelhos podem ser obstáculos para o fluxo de energia positiva. Por isso eles não devem estar visíveis no quarto. A presença de um espelho próximo à cama pode dificultar o sono. Recomenda-se que os espelhos estejam na parte interna dos armários, atrás das portas ou em um corredor fora do quarto.

decoração feng shui nos corredores com espelhos

Janelas

As janelas são os maiores canais de fluxo de energia, por isso é necessário que elas sejam grandes suficientes para permitir usufruir o máximo possível da luz natural, para iluminar os ambientes durante o dia. As janelas que estão posicionadas para ruas movimentadas devem ter uma atenção maior, pois o fluxo de carros atrapalha a tranquilidade e harmonia da casa. Recomenda-se que elas sejam protegidas com uma cortina clara, que não atrapalhe a entrada de luz natural.

decoração feng shui na sala de estar com grandes janelas

Cozinha

A cozinha deve ser um espaço acolhedor e arrumado. O forno nunca deve ser posicionado próximo à geladeira ou da pia e a porta nunca deve ficar atrás do cozinheiro, para dar sensação de tranquilidade para quem cozinha. O fogão deve ser mantido sempre limpo, a fim de favorecer a abundância e prosperidade e os móveis devem sempre ter suas formas arredondadas.

decoração feng shui na cozinha com cores claras

Materiais

Para a decoração da casa, o Feng Shui sugere que a escolha de materiais seja feita por elementos naturais, como madeira, pedra ou metal e que os plásticos sejam evitados. Pisos e janelas de madeira dão sensação de continuidade dos ambientes internos e externos.

decoração feng shui na sala de estar com elementos naturais

Banheiro

O banheiro pode estar localizado em qualquer lugar da casa, porém é vetado no Feng Shui que ele esteja com abertura da porta para dentro da cozinha, para evitar propagação de germes. No banheiro deve sempre haver uma janela, para que haja ventilação e gerar luz natural no ambiente durante o dia.

decoração feng shui no banheiro com cores claras

Escadas e Elevadores

As escadas internas devem ser harmoniosas, não muito íngremes, de material natural e resistente, como madeira e pedra, e terem os degraus de altura regular. Em escritórios, o elevador ou a escada não devem estar de frente para o escritório, pois isso dificulta a sorte financeira.

decoração feng shui nas escadas

Jardim

A horta e o jardim devem ser sempre muito bem cuidados. Mesmo as plantas dentro de casa ou no terraço devem receber os cuidados necessários para evitar a presença de folhas secas e aparência de desarrumado. Além de aumentar o fluxo de energia positiva, um jardim bem cuidado é uma terapia para a mente e para o bem-estar anterior.

decoração feng shui no jardim

Algumas das peças aqui mostradas estão disponíveis em nosso site, corra lá e decore sua casa aplicando o Feng Shui.

quero decorar minha casa