Como escolher o lustre perfeito

Lustres são peças fundamentais em ambientes como quartos e salas de jantar e neste post falaremos sobre como você pode escolher o seu.

Os lustres são elementos decorativos ideais para quem deseja dar uma nova cara para sua decoração, com um toque requintado e elegante. Além de iluminar o espaço, eles dão um brilho especial no ambiente e o deixa com aparência de “clássico e luxuoso”.

lustre de cristal para sala de jantar

Apesar de ser um artigo de decoração que remete muito ao luxo, ele pode ser encontrado em materiais mais comuns como vidro e acrílico, o que os deixa num valor mais viável.

O lustre é um peça decorativa que, apesar de “falar por si só”, merece toda atenção no momento da escolha do lustre ideal, a linha entre o bom e o mau gosto é muito tênue. Ele sempre deve estar posicionado no centro do ambiente, mas apesar disso, dificilmente é a única fonte de iluminação do mesmo, geralmente é acompanhado por arandelas, abajures ou fitas de led.

dois lustres de cristal em sala de jantar espelhada

Por já serem objetos que chamam atenção, quando o lustre é maior, é necessário que o restante da decoração não seja chamativa, procure aplicar cores neutras e peças elegantemente simples. Porém, se o lustre for menor e menos chamativo, é possível aplicá-lo à uma decoração mais despojada.

lustre branco no quarto
lustre de cristal na sala de estar

Existem diferentes tipos de lustres no mercado, alguns são de vidro, cristal ou até mesmo acrílico e são mais utilizados em ambientes modernos e sofisticados, já os lustres que são candelabros, ou lustre Maria Tereza, são usados em ambiente que buscam um toque vintage.

lustre de cristal moderno na sala de jantar
lustre de cristal clássico na sala de jantar

Os lustres podem ser usados em diferentes lugares, como sala de estar, quarto, corredores, escadas, bibliotecas particulares, comércios de luxo ou restaurantes, porém não é recomendado que utilize na cozinha ou espaços gourmet onde cozinhe frituras ou comidas que geram fumaça (churrasco, por exemplo), pois a gordura e a fumaça impregnam rapidamente no lustre e a limpeza é difícil. Imagina só, tirar a gordura de cada detalhe do lustre abaixo:

lustre

Mesmo sendo um artigo de decoração clássico, o lustre tem adaptações de cores e modelos, podendo ser combinado com o conceito da sua decoração, seja ela romântica, vintage, futurista, clássica, rústica ou moderna.

lustre de cristal corredor e hall de entrada
lustre de cristal para sala de estar
lustre de cristal colorido para sala de jantar
lustre de cristal vermelho na sala de estar
lustre moderno no escritório
lustre amarelo na sala de estar

Por fim, saiba diferenciar lustres de luminárias de teto ou pendentes. A única semelhança entre os dois é que são pendurados no teto para iluminar ambientes. Entre tanto, enquanto o lustre é mais trabalhado, praticamente uma joia, os pendentes são mais simples, rústicos e podem ser bem pequenos.

lustre de cristal na sala de jantar
pendentes em trilho na cozinha
quero comprar meu lustre