Como fazer seu mosaico de quadros

Que tal montar um mosaico de quadros na sua casa? Esse tipo de composição é uma super tendência que pode trazer vida e personalidade ao seu ambiente!

Incluir quadros na sua decoração, além de dar destaque ao ambiente, dá um ar de artístico e charmoso para casa. Seja no quarto, na sala de estar ou corredores, existem diversas formas de dar personalidade a esse tipo de mosaico.

mosaico de quadros

O que colocar nos quadros?

Bem, você pode usá-los para destacar fotos, pôsteres, espelhos, texturas, pinturas, gravuras, miniaturas ou até criações com bottons e outros objetos. A escolha da arte que você vai exibir depende da sua personalidade e da harmonia com o restante do ambiente.

mosaico de quadros
mosaico de quadros
mosaico de quadros

Como deve ser a composição dos quadros?

Diferente do que as pessoas pensam (e realmente da impressão que dá) não se trata de colocar pregos aleatoriamente para prender quadros diferentes. Para que fique algo bonito e organizadamente aleatória, é necessário pesquisar os estilos de quadro que se quer colocar, medir a posição deles na parede e ver o estilo de composição que mais combina com seu ambiente.

É recomendado que você pegue alguns papéis craft recortados do tamanho dos quadros que vai colocar e os grude na parede com durex, antes de colocar os pregos, para que você veja a posição dos quadros e analise se é daquela forma mesmo que você quer colocá-los. Abaixo temos algumas opções de mosaico de quadros.

mosaico de quadros
mosaico de quadros

Em qual altura ou posição os quadros devem ficar?

Isso depende da posição e tamanho dos móveis do ambiente. Normalmente o mosaico fica à 1,60m de altura (contando do quadro central) ou à 25cm do topo do móvel que está abaixo dele (contando da borda do primeiro quadro), seja o móvel a cama, mesa, sofá, aparador, etc.

mosaico de quadros
mosaico de quadros

Como escolher a moldura ideal para decoração?

As molduras não tem que, necessariamente, seguir um padrão. A escolha é livre e pessoal. Mas se atente ao tipo de decoração do seu ambiente: se ele é mais vintage, procure molduras vintage; se ele é retro, busque molduras retrôs; se é clássico, opte por molduras clássicas; se é moderno, escolha molduras modernas e assim por diante. É importante se atentar também à arte que acompanha a moldura, para que não se destoe demais uma da outra, como colocar uma pintura renascentista num quadro Pink retro.

mosaico de quadros
mosaico de quadros
mosaico de quadros

Como saber qual proporção o mosaico deve ter?

Essa parte é bem simples: paredes grandes exigem quadros e mosaicos grandes; paredes pequenas exigem quadros e mosaicos menores.

mosaico de quadros
mosaico de quadros

Gostou da ideia? Que tal escolher alguns quadros e pôsteres para começar a montar seu mosaico? Clicando no botão abaixo você verá ótimas opções de quadros e pôsteres para sua decoração:

quero comprar quadros