Como usar flores na decoração

Flores sempre foram utilizadas em papel de parede, quadros, estampas e artificiais. Mas agora saiba como usar e cuidar de flores reais na sua decoração.

As flores sempre foram muito procuradas por serem símbolos de beleza natural e aplicadas de diversas formas na decoração. Séculos atrás e até mesmo antes de Cristo, na Grécia, as flores já eram utilizadas para decorar palácios e templos, festas e reuniões, utilizadas em banhos sagrados e como forma de enaltecer a beleza dos ambientes. Agora, com a chegada da estação mais florida do ano, separamos algumas dicas de flores, cuidados e combinações para você decorar sua casa e deixá-la mais alegre.

como usar flores na decoração

Harmonize as cores

Para não dar a sensação de um ambiente pesado, procure harmonizar as cores do vaso e das flores com o tom do resto do ambiente, suficientemente para que elas tenham destaque, mas não pesem ao olhar. Caso seja uma decoração neutra, procure flores e vasos de cores mais neutras ou com pouco destaque. Já em decorações retro e coloridas, a escolha é mais livre e aposte nas cores que mais tenham destaque aos seus olhos.

como usar flores na decoração
como usar flores na decoração

Cuidado com o tamanho do arranjo

Ainda para não pesar ao olhar e também para não atrapalhar o resto da decoração, preste bastante atenção para o tamanho do arranjo, para que ele não seja muito largo e nem muito alto e não acabe se confundindo entre os outros itens da decoração. Veja abaixo um exemplo do que não fazer:

como usar flores na decoração

Atenção com os aromas

Flores que tem perfume muito forte, como jasmim, lírio branco e dama da noite, devem ser evitadas nos quartos para não causar desconfortos (como enjoos e dores de cabeça) ou algum tipo de alergia respiratória. Também devem ser evitadas em cozinhas e salas de jantar, para que não interfiram no aroma dos alimentos. Realmente, é recomendado que este tipo de flor seja colocado na sala e em ambientes bastante arejados, apara que o aroma se espalhe pela casa.

como usar flores na decoração
como usar flores na decoração

Aumente o tempo de vida das flores

Normalmente, o tempo de vida das flores sem raiz é muito curto, por isso se você não irá plantá-la e mantê-la no vaso com a raiz e terra, é importante ter alguns cuidados para que ela dure mais. O primordial é realizar a limpeza do vaso e a troca da água com frequência, preferencialmente a cada 2 ou 3 dias.

Segundo Ralph Dekker, um designer floral, “poucas gotas de cloro ou água sanitária, diluídas em água, podem ser uma boa opção” para preservação das flores em vasos. Existe a opção de adubar as flores, porém como é adicionado certa quantidade de açúcar à água, o adubo pode fazer mal às plantas se a água não for trocada todos os dias.

como usar flores na decoração
como usar flores na decoração

Se não tiver tempo para cuidar

Se faltar tempo para ter todos os cuidados descritos com a frequência necessária, opte por flores tropicais, pois elas tem maior durabilidade, como a orquídea e a copo de leite. Cactos também são ótimas opções, alguns possuem flores e podem ser encontrados em diversas cores, formas e tamanhos. Estes precisam de menos cuidados e, ao contrário das demais, regá-las muito e frequentemente pode fazê-las morrer mais rapidamente.

como usar flores na decoração
como usar flores na decoração
como usar flores na decoração

Flores artificiais

As flores artificiais também são uma opção pra quem deseja ter uma decoração floral, porém não tem tempo para cuidar das plantas. Para que não fique brega e exagerado, é bom seguir os primeiros passos ditos anteriormente (harmonizar as cores e tomar cuidado com o tamanho do arranjo) e ainda tomar cuidado para que não pareçam artificiais demais. As flores devem ser visualmente leves, como naturais.

como usar flores na decoração

Gostou das ideias e está decidido em usar flores na decoração do seu lar? Aproveite e leve vários dos nossos lindos vasos:

quero comprar vasos