Dicas de decoração sustentável

A fim de dar uma repaginada na decoração, mas podendo gastar pouco ou quase nada? A gente te dá dicas de como conseguir realizar isso!

O tema sustentabilidade já foi abordado anteriormente em vários lugares e aplicado de diferentes formas. Aprender à implementá-la nas roupas, decoração, reciclagem, produtos consumidos e afins se tornou algo que ajuda tanto o meio ambiente, como o seu bolso! Por conta disso, separamos algumas dicas de como te ajudar à fazer alguns objetos de decoração fáceis e sustentáveis para sua casa!

cama palete

1- PALETES

Esses objetos, encontrados geralmente em feiras, podem ser usados para a estrutura de camas, estantes, mesas, sofás e até mesmo jardins verticais. São fáceis de manusear e precisam apenas ser lixados e envernizados (ou pintados se preferir). Dependendo do móvel que pretende fazer, será necessário ter em mãos pregos e um martelo e, talvez, uma supervisão dependendo de suas habilidades. Veja abaixo algumas ideias:

sofa palete
cama palete azul
jardim vertical palete />
      </figure>

      <h3 class=2- Canos PVC

Os canos de PVC estão entre as novidades da decoração sustentável. Usados principalmente como estantes e sapateiras, além de ser um charme, não custam caro. A mão de obra também é pouca, só precisa ter habilidade para cortá-los e lembrar-se de lixar ao redor do corte, para que não se machuque. Também podem ser usados na cor original ou pintados, depende da sua preferência. De qualquer forma, são fáceis de limpar.

nicho branco
pvc colorido

3- Potes de vidro ou plástico

Os potes de vidro ou plástico já são reutilizados à anos, muitos aprendemos na escola a fazer bonecos ou vasos com eles. Mas suas utilidades são variadas! Podem ser porta canetas, portas-vela, base de aromatizantes, pote pra sabonete líquido e até em alguns restaurantes de tema rústico os potes servem como copo! E são simples, é só lavar bem e soltar sua imaginação na hora de decorar.

pote de vidro
vaso de flor
saboneteira
copo de pote

4- Rolo de Papel

Além de servirem como bonequinhos no jardim de infância, os rolos de papel podem ser usados de diversas formas na decoração. Entre elas: porta-canetas, luminárias e até obras de arte.

porta lapis
luminárias
quadros

5- Caixas de Papelão

As caixas de papelão têm cada vez mais utilidades, podem ser usados como caixas de diversão para gatos, estantes, porta-toalhas, caixas organizadoras e, se tiver um pouco mais de tempo e habilidade, uma casa de papelão (um forte para as crianças) ou um carro para a criançada.

papelao para gatos
nicho papelao
porta toalhas
cestos
casa de boneca
carro de papelao