Dicas para combater a maresia nos móveis

Se você mora na praia e tem o problema da maresia estragando seus móveis de madeira, confira dicas que vão fazer seus móveis e objetos durar mais tempo.

A praia é o lugar onde vamos para descansar e se desligar de todos os problemas, não é? Porém, para quem mora nessas regiões, existe um problema que sempre estará presente nas casas de praia destruindo móveis, eletrodomésticos e até mesmo a sua parte estrutural, não sabe quem é? Pois bem, é a “Maresia”!

Que não é nada mais que o acumulo de sal que o vento leva para a cidade, que ao interagir com os materiais de sua casa na praia ele inicia um processo de corrosão. Mas calma, não desista de comprar a sua casa no litoral só por esse motivo, porque existem métodos eficazes que reduzem os impactos causados por ela.

Então vamos ao que interessa, porque tempo é dinheiro e ninguém merece que a maresia estrague a sua casa na praia, né?

Caso você comece a sua casa do zero, o foco será voltado para a construção do imóvel, onde cada material escolhido será crucial para a resistência contra a maresia.

Móveis de madeira para casa na praia

Atualmente a tecnologia é a nossa maior aliada, porque ao invés de optar pela madeira natural que ao passar do tempo exposta ao sol pode desgastar e gerar pragas, você pode escolher por decks de PVC ou revestimentos cerâmicos, que são uma imitação perfeita da madeira natural e não necessitam de manutenção constante.

móveis apartamento na praia
móveis apartamento na praia

Telhado para casa na praia

O telhado é a parte na qual você deve escolher com muito cuidado e algumas opções viáveis para o litoral são:

Telhas de cerâmica impermeabilizadas

Elas combinam muito com o clima praiano, principalmente se a casa for de tijolinhos, a sua impermeabilização diminui o efeito da cristalização dos sais da areia, porém, a necessidade de lavagem pelo menos uma vez por mês.

telhado apartamento na praia

Telhas de concreto com Gloss

Esse tipo de telha transmite um ar mais sofisticado para a casa e super combina com pinturas de cores claras. O seu acabamento com gloss a torna totalmente impermeável, retardando o danificamento que a maresia causa e ainda ganha um aspecto de brilho.

telhado apartamento na praia

Telhas de fibrocimento

É recomendada para casas com coberturas planas, são bastante funcionais pelo fato de serem leves, resistentes a variações climáticas e proporciona uma boa aparência ao ambiente externo.

telhado apartamento na praia

Metais em casa na praia

O uso de pregos de aço inoxidável também ajudam na preservação contra a maresia, a utilização de alumínio fica ideal se receber uma pintura eletrostática que protege contra a ferrugem e o metal mais indicado para peças como torneiras é o latão, que deve receber uma pintura com esmalte sintético para prolongar a sua vida útil.

telhado apartamento na praia

Tintas para casa na praia

Hoje em dia o que não falta é variedade de tintas que ajudam na preservação do ambiente contra a maresia. A preocupação deve ser mantida nas paredes externas com o uso de tintas emborrachadas ou elastoméricas e para o interior da casa o ideal são as acrílicas semibrilho ou tecnocimento.

telhado apartamento na praia
telhado apartamento na praia

Pisos para casa na praia

É indicado o uso de pisos frios no chão das casas, pois facilitam muito na hora da limpeza, já que é necessário apenas a utilização de água e sabão para conseguir tirar as impurezas da maresia. Fica a seu gosto optar por porcelanatos tipo gloss com acabamento fosco ou porcelanatos de tons manchados.

telhado apartamento na praia
telhado apartamento na praia

Móveis e Eletrodomésticos para casa na praia

Esses são os mais prejudicados e o cuidado deve ser dobrado, pois tanto a madeira quanto os objetos de metal, sofrem bastante com esse fenômeno podendo perder o brilho, esfarelar e até mesmo oxidar.

Mas os efeitos não são apenas esses. Outra consequência da maresia é o bolor e alguns cômodos sofrem muito com isso, como os quartos. Por isso evite deixar o colchão envolto no lençol e abra as portas dos guardas roupas para tomarem sol e ventilação, pois as roupas podem mofar se ele ficar fechado.

telhado apartamento na praia

Já com os eletrodomésticos, mantê-los o mais protegido possível dentro de armários ou envoltos de uma capa protetora. Mas caso isso não seja como no caso de geladeiras e fogões, o ideal é limpá-los com água doce pelo menos uma vez a cada 15 dias ou simplesmente passar um pano com vaselina líquida neles, duas dicas caseiras que prolongam a vida útil deles.

telhado apartamento na praia

Agora é só colocar em prática as nossas dicas e reparar a diferença, ela será visível.