Já ouviu falar das poltronas Barcelona, Egg e Charles Eames?

Com toda certeza são lindas poltronas, confortáveis e estilosas, mas você sabe de onde veio elas? O por que? Quem as criou?

Essas charmosas poltronas foram criadas em um período chamado modernista, esse estilo não se refere o que vivemos hoje mas sim o que já passou, o que foi um conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que transformaram as artes, do design e da arquitetura da primeira metade do século XX. Diante desse novo estilo na época, os artistas, designers e arquitetos acreditavam que era necessário adaptar-se ao novo, ao então moderno na época. Era utilizados muito couro, vidro, aço,madeira, cores vibrantes como azul, vermelho, amarelo e verde, com retas precisas e curvas suaves. Desde então foram criadas móveis, arquiteturas e artes incríveis e que estão presentes até hoje e continuam em alta.

Poltrona Barcelona

A sua historia começa em Barcelona, os criadores foram Mies Van der Rohe e Lilly Reich para o Pavilhão Alemão na Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Ela foi criada e projetada para o Rei Alfonso XIII e sua esposa Ena, vem daí o por que do X em seu pé, na época era símbolo de nobreza.

poltrona barcelona

A poltrona original apresentada por Mies Van, tinha parafusos e estofado era pouco confortável nessa época os designers não contavam com todos os recursos de matérias e tecnologia que temos hoje.

Em 1950 ela tem o seu aspecto atual com a estrutura de metal sem emendas. A poltrona Barcelona foi fabricado nos Estados Unidos, Espanha e Alemanha, entre 1930 e 1950. Após a morte de Lily Reich, van der Rohe cedeu seus direitos a Knoll.

A estrutura da peça é fabricada em barra chata (maciça) de 1 1/4 x 1/2. O matéria podem ser em aço inox polido ou ferro cromado. Se você morar perto de maresia, nunca utilize o cromado. As percintas, ou tiras de couro da peça, devem ser em Soleta Natural. As espumas em densidade 33. Na costura a parte da frente da almofada conta com 40 pequenos quadrados ligados uns aos outros através de vivos costurados e 32 capitonês para acabamento.

poltrona barcelona
poltrona barcelona

Poltrona Eames, Charles Eames

A poltrona Eames Lounge Chair também conhecida como Charles Eames é, provavelmente, uma das poltronas mais famosas de todos os tempos. Criada pelo casal Charles e Ray Eames, ela é o ápice de sua obra, com seu conforto à toda prova e um grande trabalho de tecnologia para a época.

poltrona eames long chair

Lançada em 1956, essa foi a primeira poltrona concebida pelo casal Eames, que se notabilizaram por privilegiar ao máximo o conforto e a usabilidade de suas peças, o que não é diferente nesse caso. Mas além de confortável, essa poltrona se destaca pelo seu design, que inspirou inúmeras criações posteriores de diversos outros.

poltrona eames long chair

Poltrona Egg

No finalzinho dos anos 50 Arne Jacobsen projetou o Hotel Royal, em Copenhaga, e para o projeto desenhou uma poltrona que se tornou o maior símbolo de design de móveis no mundo, a The Egg.

poltrona egg

A base é em alumínio fundido polido que ainda é giratória. A base é conhecida como pés galinha. A estrutura interna do assento é feita em fibra de vidro ou conhecida como fiberglass.

A espumas são cortadas no formato da poltrona e fixadas na fibra com processo específico de colagem.

Justamente pelo seu design diferenciado, a poltrona se enquadra em várias utilidades do nosso dia, serve como poltrona de leitura, recepção, decora e rende charme e sofisticação ao ambiente.

poltrona egg
poltrona egg