Qual lâmpada comprar?

A temperatura de cor da lâmpada é um dos pontos mais importantes para sua decoração, saiba como escolher sua lâmpada.

Você sabia que cada tipo de iluminação interfere de alguma forma na sensação que as pessoas têm de determinados ambientes? Por isso a cor da lâmpada pode mudar totalmente a decoração da sua casa, deixando-a confortável ou fadigante.

1 O tabu de que a lâmpada amarela consome mais energia deve ser quebrado, pois o dado que reflete o consumo de energia é a potência (em watts) do modelo da lâmpada – quanto maior a potência, mais energia é gasta. Já a cor da luz emitida pela lâmpada é expressa em Kelvins (K).

2 Quando você instala em sua casa luminárias pendentes ou arandelas externas comprados recentemente, muitas vezes a satisfação não é a mesma de quando a peça foi vista instalada no showroom da loja física. Isto muitas vezes deve-se ao fato de que o tipo e cor da lâmpada que estava sendo usado na luminária no showroom da loja é diferente da que foi colocada em sua casa.

Agora vamos entender um pouco mais do porquê isto acontece:

Lâmpadas Amarelas

As lâmpadas que emitem a luz amarela (2700K a 3100K) conseguem tornar um ambiente mais aconchegante e acolhedor, estimulando quem estiver presente a se sentir relaxado e confortável, além de passar uma ideia de ser um ambiente mais sofisticado. Geralmente é utilizada em quartos de casal, salas de estar, varandas e ambientes externos.

quarto decorado iluminação amarela
quarto decorado iluminação branca

Concorda que cada ambiente causou uma sensação diferente?

As decorações de shoppings e restaurantes utilizam iluminação amarela para fazer com que os visitantes permaneçam um tempo maior nele, gerando um maior índice de vendas para as lojas.

restaurante decorado iluminação amarela

Lâmpadas brancas

Já as lâmpadas que emitem a luz branca, ou branca azulada (4000K a 6400K), criam uma sensação totalmente oposta, pois são estimulantes e causam uma certa irritação aos olhos. São utilizadas com frequência em ambientes de trabalho (como indústrias e escritórios), pois fazem com que os funcionários se sintam mais ativos e foquem em seu trabalho. Em residências, esta temperatura de cor é utilizada em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

cozinha decorada iluminação branca

Para ficar mais fácil de compreender o porquê a luz branca incomoda nossos olhos, basta comparar com os faróis de carros. Os que possuem a cor branca causam uma irritação maior nos outros motoristas, enquanto as amarelas são mais confortáveis.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você, já que muitas vezes detalhes tão simples passam desapercebidos quando vamos decorar e iluminar nossa casa. Agora, que tal fazer essa modificação nos cômodos do seu cantinho? :D